Imigrantes ilegais e policiais entram em confronto em ilha da Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2015 16h17

Atenas, 11 ago (EFE).- Policiais e um grupo de imigrantes ilegais se enfrentaram nesta terça-feira na ilha de Kos, no sudeste da Grécia, onde milhares de refugiados tentam se registrar e obter documentos para seguir viagem, informou a imprensa local.

Os próprios imigrantes começaram a brigar entre si, provocando a intervenção da Polícia. Os agentes tentaram dispersar a multidão, que esperava para receber a documentação em um estádio de futebol habilitado pelo governo com esse objetivo, dando golpes de cassetetes e usando extintores de incêndio.

Durante a longa espera, algumas pessoas chegaram a desmaiar por causa da aglomeração e das altas temperaturas. Outras protestaram contra a falta de comida, más condições de higiene e alojamento, além da dificuldade para obter os documentos.

Nas últimas semanas, um grande número de imigrantes ilegais chegou às turísticas ilhas do mar Egeu, onde acampam à espera de conseguir chegar à Grécia continental e continuar a viagem até o restante da Europa.

Segundo dados divulgados nesta semana pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 124 mil imigrantes ilegais desembarcaram na Grécia nos sete primeiros meses de 2015. Os principais destinos foram as ilhas próximas ao litoral turco.

Só em julho, chegaram 50 mil pessoas vindas da Síria, Afeganistão, Iraque, Eritreia e outros países, mais do que todos que entraram em território grego no ano passado. Isso representa um aumento de 750% entre 1º de janeiro e 31 de julho em relação ao mesmo período de 2014.

A vice-ministra de Imigração da Grécia, Tasia Christodoulopoulou, anunciou que até o final de 2015 o governo deve criar 2.500 locais para alojar imigrantes ilegais, já que um grande grupo deles acaba se instalando em acampamentos improvisados em Atenas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.