Inadimplência dispara no sudeste e compromete contas de serviços básicos

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2014 10h20

A inadimplência disparou na região sudeste e consumidor já compromete as contas de luz, água, telefone, internet e TV a cabo. 12% dos clientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo deram calote nas empresas.

O Serviço de Proteção ao Crédito registrou crescimento de 5% no número de endividados em julho na comparação com o mês anterior. A economista da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Marcela Kawauti, analisou o cenário que apresenta juros altos e menor poder de compra.

“A inadimplência está crescendo em todos os seguimentos, (…) principalmente em dívidas bancárias. O que chama atenção também é o crescimento da inadimplência em dívidas de serviços, por exemplo, contas de água, luz e, até mesmo, contas de internet, contas de telefone. (…) As pessoas não estão conseguindo dar conta de pagar todo o serviço contratado.”

Com o volume crescente de devedores, as concessionárias passam a enviar o nome dos clientes para o Serviço de Proteção ao Crédito. Falando a Renata Perobelli, o economista da Fundação Getúlio Vargas, Samy Dana, consultor da Jovem Pan, orientou quem está no vermelho. 

*Ouça os detalhes no áudio

O economista recomenda ainda que, quem não tem crédito na praça, deve vender um bem, começando pelo automóvel. Dana exemplificou que uma dívida de R$ 10 mil no cartão de crédito, em quatro anos, vira R$ 1 milhão com juros de 200% ao ano.

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