Inauguração de novo trecho do Canal de Suez tem espetáculo aéreo e naval
Ismailia (Egito), 6 ago (EFE).- Vários helicópteros e aviões militares com bandeiras egípcias sobrevoaram nesta quinta-feira o Canal de Suez, pouco antes de as autoridades inaugurarem oficialmente o novo trecho desta importante via do comércio marítimo.
No espetáculo aéreo participaram também aviões Rafale, comprados da França, cujo presidente, François Hollande, estava presente na cerimônia.
Um antigo navio a vela de madeira chamado “Mahrusa”, que o Ismail Paxá usou para atravessar o canal quando ele foi aberto pela primeira vez em 1869, atravessou as águas do novo trecho, como pôde constatar a Agência Efe.
Neste navio, rodeado por outras embarcações, todas elas com bandeiras de diferentes países, viajou o presidente egípcio, Abdul Fatah Al-Sisi , e alguns convidados de honra.
Várias tendas foram instaladas na área para receber os presentes ao evento, que acontece na cidade de Ismailia, onde fica a sede da Autoridade do Canal.
Dezenas de ônibus vieram do Cairo e com fortes medidas de segurança para as delegações estrangeiras, os convidados locais e a imprensa nacional e internacional.
As autoridades egípcias prepararam para hoje um grande desdobramento policial e militar, composto por vários controles durante todo o trajeto, para evitar possíveis atentados.
Os militares, acostumados a intimidar com seu rosto sério, hoje eram só sorrisos, e em alguns momentos, durante os controles de segurança, se despediram com um “mabruk” (parabéns), em referência à inauguração do canal.
A estrada que conduz a Ismailia está repleta de cartazes, balões, bonecos infláveis e bandeiras egípcias, assim como de fotografias de Sisi, de terno e óculos de sol, nas quais diferentes instituições e empresas agradecem “sua contribuição”.
O projeto de ampliação do Canal de Suez prevê a construção de um trecho navegável de 35 quilômetros, escavado paralelamente ao velho canal, e a ampliação de 37 quilômetros do já existente, o que reduzirá o tempo de navegação e aumentará a capacidade de todo o conjunto, de 195 quilômetros de comprimento.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.