Incêndio faz Valparaíso e Viña del Mar decretarem estado de emergência
Santiago do Chile, 13 mar (EFE).- O governo do Chile declarou na noite desta sexta-feira estado de emergência nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar após um gigantesco incêndio florestal que já destruiu várias casas e está totalmente descontrolado.
O anúncio foi feito pelo subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy, que informou que 16 mil pessoas já estão sendo evacuadas.
O subsecretário do Interior disse em entrevista coletiva na sede do Escritório Nacional de Emergência (Onemi) região de Valparaíso, que unidades da Corporação Nacional Florestal (Conaf), Bombeiros e Carabineiros já foram enviadas e “podem aumentar nas próximas horas caso seja necessário”.
Segundo os bombeiros, as chamas já consumiram 260 hectares de matas e florestas de pinheiros, na zona do conflituoso caminho A Pólvora.
Funcionários do aeroporto Rodellilo, em Viña del Mar, precisaram retirar os pequenos aviões que estavam nos hangares para evitar que fossem pegos pelas chamas.
A rede de saúde de Valparaíso recebeu seis bombeiros voluntários feridos por causa do incêndio, dois deles em estado grave.
Em declarações a Rádio Cooperativa, o diretor da rede de saúde, Dagoberto Duarte, explicou que “há um bombeiro que tem queimaduras nas vias áreas e outro que tem queimaduras corporais”.
“Um deles nos preocupa mais, já que tem queimaduras nas vias aéreas, essa é uma condição grave. Esse bombeiro está entubado e em uma Unidade de Terapia Intensiva (UCI)”, precisou.
O general da Quinta Zona de Carabineiros, Julio Pineda, pedi tranquilidade à população.
“Desdobramos cerca de 400 soldados para ajudar as pessoas proteger seus bens”, acrescentou.
As autoridades de Valparaíso, a 120 quilômetros de Santiago, disseram aos jornalistas que o contra-almirante Ronald McIntyre será o encarregado de dirigir as Forças Armadas durante o estado de emergência decretado pelo governo.
As rádios locais informam de vários setores sem energia elétrica e de centenas de pessoas fora de casa.
Em abril do ano passado um incêndio em Valparaíso consumiu em quatro dias mais de 10 mil hectares, deixou 15 mortos e 12 mil desalojados.
O governo investiu US$ 510 milhões em um plano para reconstruir os setores afetados. EFE
mc/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.