Índia começa a celebrar o 50º aniversário da guerra de 1965 com o Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 13h39

Nova Délhi, 28 ago (EFE).- A Índia deu início nesta sexta-feira às comemorações do 50º aniversário da guerra que livrou com o Paquistão em 1965, celebrações que terão uma duração de três semanas, pela primeira vez, com grande pompa para lembrar um conflito que ambos países consideram que saíram ganhadores.

O presidente indiano, Pranab Mukherjee, homenageou nesta manhã os “mártires” do confronto em um ato realizado em Nova Délhi, coincidindo com a tomada por parte das tropas indianas da estratégica passagem de Haji Pir, em um ato transmitido pelas televisões nacionais.

Os eventos comemorativos se estenderão até 22 de setembro e incluem um desfile da vitória, seminários e exposições, disse à Agência Efe o diretor de Relações Públicas do Ministério da Defesa indiano, M. Ao.

“Me inclino perante a coragem dos soldados que lutaram pela pátria na guerra”, afirmou o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi em sua conta no Twitter.

“A coragem e o valor mostrados pelas Forças Armadas são muito inspiradores. Triunfaram sobre cada obstáculo e protegeram a integridade e unidade da Índia”, indicou o líder.

Este conflito é o segundo entre Índia e Paquistão pela Caxemira, divida entre ambos países após a independência do Reino Unido em 1947.

A guerra começou no início de agosto de 1965, quando milhares de insurgentes paquistaneses entraram na Caxemira indiana na chamada Operação Gibraltar com a intenção de provocar uma rebelião popular.

A Índia respondeu invadindo a fronteira internacional nas cercanias da cidade paquistanesa de Lahore.

O conflito durou 17 dias e chegou a seu fim após a intervenção das Nações Unidas, com 8 mil baixas, a maioria paquistanesas.

Tanto a Índia como o Paquistão são considerados ganhadores deste conflito, apesar dos historiadores opinarem que a guerra acabou sem um vencedor claro.

O Paquistão celebra a cada 6 de setembro o Dia da Defesa para comemorar sua suposta vitória neste enfrentamento, embora as celebrações tenham diminuído nos últimos anos, enquanto a Índia elevou neste ano as comemorações a níveis sem precedentes.

A celebração do 50º aniversário ocorre em um momento tenso nas relações entre ambas potências nucleares depois do cancelamento de uma reunião em Nova Délhi entre os assessores de Segurança do primeiro-ministro da Índia e seu colega paquistanês, Nawaz Sharif, há menos de uma semana.

O cancelamento aconteceu por divergências como incluir ou não na agenda do diálogo a problemática da Caxemira.

Além disso, nos últimos meses ocorreram as violações do cessar-fogo na Linha de Controle (LOC), a fronteira de facto que separa ambos países, com vários mortos.

Hoje mesmo, Índia e Paquistão se acusaram de matar nove civis e ferir dezenas deles ao abrir fogo indiscriminado na LOC. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.