Índia lança projeto para qualificar “exército de pobres” contra a miséria

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2015 19h18

Nova Délhi, 15 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, apresentou nesta quarta-feira uma campanha que pretende multiplicar a mão-de-obra qualificada com a capacitação de milhões de jovens, que se transformarão em seu “exército de pobres” para enfrentar a miséria no país.

“Formarei um exército de pobres, cada pobre é meu soldado. Ganharemos esta guerra contra a pobreza por conta de sua força”, afirmou Modi na apresentação em Nova Délhi da iniciativa “Índia Qualificada”.

Com esta campanha, o governo pretende formar mais de 400 milhões de pessoas até 2022, anunciou o secretário de Desenvolvimento de Habilidades e Espírito Empreendedor, Rajiv Pratap Rudy, durante um evento de promoção do plano.

Modi advertiu que, se os jovens não receberem a formação necessária, o crescimento demográfico se transformará em um problema para o país, que na próxima década alcançará um excedente de mão de obra de entre 40 e 50 milhões de trabalhadores.

“Se a China é a fábrica do mundo, a Índia deve se transformar na capital mundial dos recursos humanos. Esse deve ser nosso objetivo e devemos pôr ênfase nisso”, disse o primeiro-ministro.

Como ponto de partida, mil centros de formação especializados em 25 diferentes setores começaram a funcionar hoje em toda a Índia, segundo o comunicado divulgado pelo Executivo.

O primeiro-ministro apresentou também, entre outros incentivos, um plano de empréstimos para os interessados em participar de programas de formação especializada.

A campanha “Índia Qualificada” se une às várias já lançadas durante o primeiro ano do governo de Modi, como a “Limpe a Índia”, “Fabrica na Índia” e “Índia Digital”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.