Indicador que antecipa tendência econômica do país cai 0,8% em julho

  • Por Agência Brasil
  • 18/08/2015 16h31
Marcos Santos/USP Imagens Economia

O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil, que agrega componentes econômicos que medem a atividade econômica do país, voltou a cair em julho, atingindo 88,7 pontos, uma queda de 0,8%.

Em junho, o indicador já havia registrado queda de 0,6%, mas o índice já demonstrava recuo pelo menos desde abril. O dado foi divulgado hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e pela instituição The Conference Board.

O Iace é um indicador que permite comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões como China, Estados Unidos,  zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coreia, Espanha e Reino Unido. O indicador pretende antecipar a direção da economia brasileira no curto prazo.

“A tendência de declínio do Indicador Antecedente Composto da Economia, iniciada no começo de 2013, continuou em julho, indicando ser improvável uma mudança de trajetória na economia brasileira no futuro próximo”, disse o economista da FGV/IBRE Paulo Picchetti.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce), que mede as condições econômicas atuais e a intensidade da atividade econômica, avançou 0,4% em julho, somando 103,2 pontos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.