Indonésia desenvolve plano quadrienal para melhorar infraestruturas

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2015 22h12

Madri, 16 mar (EFECOM).- A Indonésia contará com empresas espanholas para realizar o plano estratégico 2015-2019, que melhorará as infraestruturas de transporte no país, disse nesta terça-feira o secretário-geral do Ministério dos Transportes, Santoso Eddy Wibowo, durante um encontro com empresários espanhóis.

Widobo afirmou que seu país, formado por 17.504 ilhas, “precisa melhorar as comunicações marítimas, aéreas e terrestres”.

Por este motivo, a Indonésia “construirá 15 novos aeroportos e 9 serão dedicados a cargas”, disse o secretário-geral.

Para adequar as comunicações marítimas às necessidades do país, “a Indonésia melhorará as infraestruturas de 24 portos, qualificados como estratégicos” pelo secretário-geral da pasta.

O porto de Kuala Tanjung ampliará suas infraestruturas para maximizar a rentabilidade do petróleo que chega ao Japão através da península de Malaca, considerada um importante local geopolítico, destacou Wibowo.

“Melhorar as conexões internas entre as diversas ilhas que formam o quarto país mais populoso do mundo é outro objetivo deste plano quadrienal”, acrescentou.

“A Indonésia substituirá as balsas de mais de 25 anos de uso por outras novas, e aumentará sua frota em 50 unidades, incluindo ônibus aquáticos antes do fim de 2019”, explicou Wibowo.

Também antes do término deste período, “serão construídos 2.650 quilômetros de estradas e melhoradas as vias existentes”, concluiu.

Representantes do governo indonésio encorajaram as empresas espanholas – algumas delas presentes na Indonésia desde 1970 – a investir em um país cujo PIB cresceu 5,8% em 2013. Este dado confirma que a Indonésia é a “economia mais estável nos últimos 5 anos”, disse o ex-ministro de Relações Exteriores, Nur Hassan Wirajuda.

Além disso, a estabilidade política, o sistema democrático e as reformas que agilizarão as atividades comerciais – um sistema de impostos variável segundo as regiões do país -, são algumas das razões que os representantes do governo da Indonésia estabeleceram para incentivar o investimento espanhol no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.