Indra apresenta soluções para portos em feira realizada em São Paulo

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2015 02h54

São Paulo, 9 abr (EFE).- A multinacional de tecnologia e consultoria Indra apresentou soluções para a gestão de portos durante o encerramento da Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior “Intermodal South America 2015”, que durante três dias abordou desafios e novidades do setor.

Com ampla atuação nos mercados brasileiro e sul-americano, a Indra mostrou seu mais novo portfólio de softwares para a automatização de portos, entre eles os sistemas VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) e o JUP (Porto Sem Papel).

O diretor de Transporte e Tráfego da Indra no Brasil, Cristiano Alves Oliveira, participou do painel “Integração de Sistemas”, no qual foram mostrados dois programas que têm como objetivo melhorar a segurança marítima e aumentar a eficiência das ações portuárias.

A experiência da Indra com os dois softwares nos portos de Vitória e Santos foi exposta a representantes de governos, portos e empresários internacionais que participaram desde a última segunda-feira da feira, realizada no centro de exposições Transamérica, em São Paulo.

A tecnologia da multinacional também é utilizada em portos da Espanha, Portugal, Letônia, Romênia, Marrocos, Polônia e Hong Kong. Além disso, está sendo implementada em Southampton, no Reino Unido.

Na América Latina, a Indra participa modernização do porto de Valparaíso, no Chile, e integra projeto de ampliação do Canal do Panamá.

Também na área tecnológica, a companhia americana Globalstar apresentou novidades de telecomunicações via satélite, com cobertura global para telefones e GPS em áreas remotas das regiões oceânicas.

Participaram da feira delegações das administrações portuárias de vários países, como a Espanha, representada pelo Portos do Estado, o órgão público vinculado ao Ministério de Fomento e que no encontro buscou sua aproximação com o Brasil.

As transportadoras brasileiras de carga aérea Panalpina, TAM Cargo e Gollog – do grupo Gol -, anunciaram investimentos e ampliação de serviços para o mercado brasileiro e internacional.

Já o grupo britânico Peel Ports, um dos maiores do setor portuário do Reino Unido, expôs sobre a tendência dos “megaportos”, que cada vez engloba mais fatores que podem ocasionar perdas e por isso a necessidade de repensar este tipo de modelo administrativo.

A Peel Ports opera sete dos mais importantes portos da Irlanda e do Reino Unido: Belfast, Dublin, Glasgow, Heysham, Liverpool, Manchester e Sheerness. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.