“Inflação só deve voltar para o centro da meta em 2016”, diz especialista
O comentarista convidado do Jornal da Manhã desta sexta foi Miguel Daoud. Ele comentou as principais notícias do dia.
Miguel Daoud é apresentador do canal Rural, colaborador de diversos jornais, já participou da GloboNews, Rede Vida, TV Cultura, da própria rádio Jovem Pan e é consultor da empresa Global Financial Advisor, empresa de prestação de serviços no mercado de capitais.
Inflação só deve voltar para o centro da meta em 2016. “O Banco Central acaba de confessar que perdeu a luta contra a inflação”, diz Daoud, que é especialista em economia.
Sobre o debate nas eleições presidenciais, o convidado avaliou que “Marina (Silva) acertou em colocar o tema de discussão sobre o Banco Central”. “A campanha hoje mostra um cenário curioso e diferente das eleições passadas.”
As vendas no varejo brasileiro caíram 1,1% em julho em comparação a junho, pior resultado desde outubro de 2008. “A queda no varejo mostra uma perda na disposição do consumidor e preocupações com o País”, avalia Daoud, que diz que o consumidor teme o desemprego e o endividamento.
Sobre diversas explosões de caixas eletrônicos na manhã desta sexta, Daoud afirma que “bandido é como gato: deu espaço, ele ocupa”. Para o convidado, a origem disso é a “falta de investimento no capital humano”. “existem na região metropolitana em torno de 5,5 de jovens sem nenhuma perspectiva”, estima.
Acerca do crescimento da atividade econômica divulgado nesta sexta, Daoud disse que “essa melhora é muito pequena”. “O nosso crescimento em 2014 vai ficar próximo do zero”, projetou. Denise Campos de Toledo, comentarista econômica da Pan, e o convidado explicaram como o investimento faz girar a economia e como isso tem sido um problema grave atual.
Sobre a demissão prévia do atual ministro Guido Mantega, Daoud comentou: “O ministro (Guido Mantega) segue ordens do Governo; ele não tem autonomia”.
Na finalização do Jornal da Manhã, Joseval Peixoto e o convidado conversaram sobre a vida de Miguel, assim como outros assuntos econômicos.
Ouça a participação completa de Miguel Daoud no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.