Intel anuncia centro de pesquisa no Rio focado em supercomputadores
Rio de Janeiro, 30 abr (EFE).- A empresa americana Intel anunciou nesta quarta-feira a abertura de um centro no Rio de Janeiro dedicado especialmente às pesquisas de computadores de alta performance (HPC, em inglês), big data e Internet das Coisas (IOT).
Assim afirmou a empresa em uma nota de imprensa publicada nesta quarta-feira na qual acrescenta que a finalidade é beneficiar as diferentes áreas como a exploração petrolífera e as estratégias de comunicação e informação utilizadas nas denominadas Smart Cities (cidades inteligentes).
O centro também promoverá a interação com start-ups e diferentes centros de pesquisa, companhias e universidades, e conta com o apoio do governo do estado do Rio de Janeiro, assim como com o Executivo municipal da cidade.
A instalação do centro tecnológico foi anunciada precisamente em cerimônia na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro que teve a participação do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Segundo acrescenta a nota, o Rio de Janeiro foi eleito sede do novo centro tecnológico da multinacional por conta da forte presença de empresas de petróleo e gás que fazem uso constante de tecnologias HPC.
Além do centro de pesquisa, a Intel anunciou que estabelecerá junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra um programa que terá como objetivo dotar com bolsas de estudos cientistas focados no desenvolvimento de software de programação que utilizam HPC. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.