Irã e Ocidente já encontraram soluções para suas diferenças, afirma Zarif

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2015 12h55

Teerã, 21 mar (EFE).- O Irã e os países do Grupo 5+1 já encontraram “soluções técnicas e políticas” para suas diferenças nas negociações sobre o programa nuclear iraniano e o levantamento das sanções que pesam sobre o país asiático, afirmou neste sábado o ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

Segundo recolhe a agência iraniana de notícias “Fars”, o ministro e principal negociador iraniano perante as delegações dos Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia, além da Alemanha, disse através das redes sociais que “adequadas soluções técnicas e políticas foram encontradas para os assuntos” que não podiam ser resolvidas “no passado”.

“Estávamos prontos para as negociações, mas os outros interlocutores necessitavam de mais tempo para se coordenar. Decidimos voltar na quarta-feira a Genebra, e se Deus quiser, finalizar os detalhes do acordo”, disse o ministro.

Com estas palavras Zarif se uniu ao presidente de seu país, Hassan Rohani, que manifestou hoje que na recente rodada de negociações nucleares foram eliminados diversos desacordos e apesar de ainda “haver diferenças para resolver”, é possível “conseguir um acordo pois não existe nada que seja não solucionável”.

O presidente iraniano se referiu à persistência de “diferenças”, mas também aos “pontos em comum que podem ser a base de um acordo definitivo”.

O secretário de Estado americano, John Kerry, também se referiu hoje a este assunto e outorgou boas perspectivas à consecução de um acordo definitivo, para o qual chegou a hora “das decisões”.

“Não alcançamos a linha final, mas que ninguém se equivoque, temos a oportunidade de fazer com que funcione. É questão de vontade e de decisões políticas importantes”, disse. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.