Irlanda se preocupa com cheia dos rios diante da previsão de mais chuvas

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2014 10h42

Dublin, 6 fev (EFE).- O temporal que castigou a República da Irlanda esta semana diminuiu hoje, mas vários rios poderiam transbordar neste fim de semana, quando está previsto o retorno de fortes chuvas e ventos, informou o escritório meteorológico Met Éireann.

Enquanto algumas cidades irlandesas voltam à normalidade após as inundações dos últimos dias, as autoridades alertam agora sobre o risco que as cheias das principais vias fluviais representam.

O Grupo de Coordenação para Emergências Nacionais assinalou que o Shannon, o rio mais longo da Irlanda com 360 quilômetros, está no limite de capacidade e poderia afetar às zonas do oeste do país pelas quais transcorre.

“É um rio muito plano que não permite que a água flua com muita velocidade”, explicaram as autoridades.

Em outras áreas do sul e sudeste também existe risco de transbordamentos dos rios Blackwater, Barrow, Nore e Suir.

O ministro do Meio Ambiente irlandês, Phil Hogan, se declarou “preocupado” com a contínua subida das águas e assegurou que as autoridades estão “acompanhando de perto” a evolução da situação.

A longo prazo, o Governo de Dublin deve investir 250 milhões de euros na criação de novas defesas contra as cheias dos rios e do mar, segundo Hogan.

O ministro advertiu que a Irlanda deve se preparar para enfrentar no futuro os novos “modelos climáticos” que vêm acontecendo nos últimos anos, independentemente de haver ou não “evidências científicas sobre a mudança climática”. EFE