Itaipu anuncia píer como nova atração turística a partir da Copa

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2014 17h37

Curitiba, 5 jun (EFE).- A maior geradora de energia do Brasil, a Itaipu, anunciou nesta quinta-feira a inauguração de um novo píer com passeio de catamarã pelo reservatório da binacional, um dia antes da partida de abertura da Copa do Mundo, como forma de atrair os turistas que vão passar por Foz do Iguaçu ou pelo Paraguai.

“É um marco importante para o desenvolvimento do turismo regional e aproveitamento do complexo da Itaipu, oferecendo uma integração maior de passeios que são oferecidos pela binacional, com a comunidade nacional e estrangeira”, destacou à Agência EFE o superintendente de comunicação social da Itaipu, Gilmar Piolla.

O passeio de catamarã faz o trajeto pelo lago da Itaipu em cerca de uma hora e meia sob o custo de R$ 60,00, sendo um dos principais atrativos o pôr-do-sol no local e o jantar no restaurante do píer.

A ideia de oferecer programações diversificadas como o jantar e o passeio de catamarã com quatro saídas diárias aumentam a possibilidade de os visitantes aproveitarem mais o espaço da hidrelétrica, como explicou Piolla.

Para realizar o passeio, é preciso agendar uma visita, além de incluir o tour pela usina hidrelétrica, onde os turistas podem conhecer as instalações, o funcionamento, o centro de controle e as regras do “território neutro da binacional”, que se divide entre Brasil e Paraguai através do Rio Paraná.

Segundo Piolla, os investimentos em atrativos turísticos dentro da Itaipu continuam após a Copa do Mundo, quando “haverá reforma do mirante central da usina, que é um dos pontos de parada para o turista ficar mais tempo dentro da Itaipu”, disse.

“O passeio de catamarã será um outro ponto de parada com vista panorâmica do lago da Itaipu, além de ser possível nas sextas e sábados assistir à iluminação da barragem (da binacional) jantando no píer”, afirmou a gerente do complexo turismo da Itaipu, Jurema Fernandes.

De acordo com Fernandes, a idéia é expandir o passeio até a área sul mato-grossense, estendendo a fronteira do complexo turístico para o Pantanal brasileiro.

A apresentação do passeio foi feita hoje à imprensa como parte da programação do 9º Festival de Turismo das Cataratas, que acontece em Foz até esta sexta-feira como forma de promover a Tríplice Fronteira – formada por Brasil, Argentina e Paraguai – como atrativo turístico do público nacional e internacional. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.