Jovem Pan
Publicidade

Juros de operações de crédito têm sexta alta no ano, mostra Anefac

Economia

As taxas de juros de operações de crédito, tanto para pessoas físicas como para empresas, apresentaram em junho a sexta elevação no ano, e a nona consecutiva, aponta levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), divulgado nesta quarta-feira (8).

Publicidade
Publicidade

Das seis linhas de crédito pesquisadas para pessoa física, todas tiveram juros maiores no mês. A taxa média subiu 1,02%, passando de 6,87% ao mês para 6,94% em junho. O percentual é o maior desde novembro de 2009.

Entre os segmentos pesquisados, o cartão de crédito, que registra a maior taxa de juros, teve a alta mais expressiva em junho. O percentual passou de 12,34% ao mês em maio para 12,54% no último mês, uma elevação de 1,62%. Em seguida, está o cheque especial, cuja taxa variou 1,11% (de 9,9% para 10,01%).

Segundo o levantamento, os juros mais baixos cobrados do consumidor são para aquisição de veículos. Foi possível financiar automóveis em bancos com taxa de 2,1% em junho. Em maio, o percentual estava em 2,08%, uma variação de 0,02 ponto percentual.

Para empresas, as três linhas de crédito também apresentaram taxas maiores. Na média, foi verificada alta de 0,75%, passando de 4% ao mês em maio para 4,03% ao mês em junho. A taxa é a mais alta desde julho de 2011. Em 12 meses, os juros para pessoa jurídica acumula alta de 0,93%.

Para o diretor executivo da Anefac, Miguel José de Oliveira, a alta pode ser explicada pelo cenário econômico – inflação mais elevada e aumento de impostos –, que aumenta o risco de crescimento da inadimplência. Ele destaca ainda a alta da Taxa Básica de Juros (Selic)  pelo Banco Central, bem como a perspectiva de nova elevação decorrente dos índices de inflação. Para a entidade, a estimativa é nova alta nos próximos meses.

Publicidade
Publicidade