Kerry e Lavrov se encontrarão amanhã em Paris na cúpula sobre o Líbano
Paris, 4 mar (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, se encontrarão nesta quarta-feira em Paris na reunião sobre o Líbano que terá a crise da Ucrânia como pano de fundo.
A cúpula que reunirá Kerry e Lavrov – e na qual também participarão, entre outros, o ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel García Margallo, e o do Reino Unido, William Hague – acontece depois que o secretário de Estado americano viajou hoje a Kiev, anunciou a presidência francesa.
A essa reunião, que será realizada entre as 8h15 e 11h (horário de Brasília), também participará o chefe do Estado da França, François Hollande, acrescentou presidência francesa.
A partir da Ucrânia, Kerry condenou a intervenção da Rússia na república autônoma ucraniana da Crimeia e deu respaldo às novas autoridades de Kiev com a concessão de ajuda econômica no valor de US$ 1 bilhão.
Lavrov, por sua vez, se reuniu hoje em Madri com a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, com presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e com o rei Juan Carlos.
O ministro russo, cuja visita a Madri já estava prevista há muito tempo, se reunirá amanhã com o ministro espanhol antes que ambos se dirijam a Paris.
Em paralelo, o Ministério de Exteriores da França anunciou que o chefe da diplomacia gala, Laurent Fabius, receberá também amanhã em Paris (5h30 horário de Brasília) o colega ucraniano, Andrei Deschitsa.
A cúpula de Paris sobre o Líbano servirá para mostrar o apoio desses países “ao Líbano e a suas instituições sobre a crise síria”, segundo o comunicado da presidência francesa.
O chamado Grupo Internacional de Apoio ao Líbano destacou através da nota da presidência francesa que lembrará “a importância para o Líbano de manter-se à margem dessa crise”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.