Kerry pede que tribos sunitas participem de liberação de Tikrit

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2015 09h32

Sharm el-Sheikh (Egito), 14 mar (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu neste sábado para as tribos sunitas iraquianas aumentem sua participação na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na libertação da cidade de Tikrit, no norte do Iraque.

Em entrevista coletiva realizada à margem da conferência econômica de apoio ao Egito, que começou ontem na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, Kerry ressaltou que as milícias sunitas sempre desempenharam um papel importante na luta contra o EI, por isso devem participar de uma maneira mais efetiva na ofensiva de Tikrit.

Em 9 de março, o exército iraquiano lançou um ação para tomar Tikrit dos jihadistas do EI, em uma ofensiva na qual participam ao redor de 30 mil soldados.

Segundo Washington, 20 mil destes combatentes são milicianos xiitas, enquanto o restante pertence às forças regulares e a tribos sunitas.

Kerry disse que os Estados Unidos apoiam o governo do Iraque e que participa da luta por meio do apoio que fornece ao exército iraquiano, com formação de equipes e bombardeios aéreos da coalizão internacional contra o EI.

O secretário de Estado afirmou ainda que os residentes de Tikrit precisam desempenhar um papel maior na luta contra os terroristas para reduzir os conflitos sectários.

Por outro lado, assinalou que os EUA não se surpreendem que o Irã participe da operação militar em Tikrit e em algumas outras zonas no norte e oeste do Iraque.

“Sabemos que o Irã participa da luta contra o EI no norte e oeste do Iraque e entendemos. Nós não coordenamos nada com o Irã nem negociamos com ele, somente com o governo iraquiano”, declarou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.