Kiev concorda que rebeldes participem de negociações por videoconferência

  • Por Agencia EFE
  • 11/07/2014 10h55

Berlim, 11 jul (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, permitirá que os separatistas pró-Rússia participem por videoconferência da rodada de conversas para pacificar o leste do país, após a negativa dos rebeldes de se deslocarem para negociar, anunciou nesta sexta-feira o porta-voz do Executivo alemão, Steffen Seibert

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, conversou ontem novamente por telefone com Poroshenko para analisar a situação na Ucrânia e a evolução do processo de paz.

“Ambos estão de acordo de que agora é urgente e necessário conversas do grupo de contato da Ucrânia, Rússia e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) com representantes dos separatistas, inclusive por videoconferência”, afirmou o porta-voz em um comunicado.

A declaração foi feita após Moscou denunciar que o plano para realizar uma rodada de contatos sobre a crise na Ucrânia tinha fracassado pela impossibilidade dos grupos rebeldes participarem das negociações.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, explicou que os insurgentes não podem deixar a cidade de Donetsk para participar das negociações diante da ofensiva das forças ucranianas para recuperar o controle no leste do país.

Segundo o comunicado alemão, Poroshenko e Merkel consideram essencial que os insurgentes participem da “implementação do plano de paz de Poroshenko” e que apoiem “uma trégua bilateral”.

Merkel pediu ao presidente ucraniano contenção em seu “legítimo” uso da força para neutralizar os separatistas e que atue para proteger a população civil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.