Kiev denuncia que 50 tanques saíram da Rússia e entraram na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2015 12h11

Kiev, 12 fev (EFE).- As autoridades ucranianas denunciaram nesta quinta-feira que cerca de 50 tanques e armamentos pesados entraram na região rebelde de Lugansk, no leste da Ucrânia, procedentes da Rússia durante a noite de ontem.

Segundo o porta-voz militar de Kiev, Andrei Lisenko, a coluna era integrada por 50 tanques, 40 sistemas de lançamento de mísseis e 40 veículos blindados, que cruzaram a fronteira pela passagem de Izvarine, enquanto em Minsk, capital de Belarus, ocorria uma cúpula para se buscar uma solução para o conflito.

“O inimigo continua reforçando suas forças nas zonas mais perigosas, especialmente no nordeste da região de Lugansk, e em direção a Debaltsevo”, o estratégico entroncamento de comunicações que une esta região com a vizinha Donetsk, disse o porta-voz.

A cidade de Debaltsevo e seus arredores são o principal foco dos combates nas últimas semanas. Milhares de soldados estão no local sob a pressão dos rebeldes.

A Rússia nega estar ajudando os separatistas com armamento ou tropas, como acusam Kiev e o Ocidente.

Os líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França alcançaram hoje um acordo de cessar-fogo e outras medidas para uma solução do conflito, em uma cúpula de mais de 15 horas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.