Klitschko pede que mundo pressione a Rússia para acabar com crise da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 15h43

(Corrige título).

Dublin, 6 mar (EFE).- O dirigente opositor ucraniano Vitali Klitschko insistiu nesta quinta-feira em Dublin que “todo o mundo” deve pressionar a Rússia para acabar com a crise da Ucrânia e após a “provocação” cometida pelos russos na península da Crimeia.

Klitschko, que participa na capital irlandesa da reunião do Partido Popular Europeu (PPE), cumprimentou antes, na rua, um grupo de manifestantes ucranianos que o aclamaram e comemoraram ao vê-lo chegar.

O candidato à presidência da Ucrânia sublinhou que foi à Dublin demonstrar que a oposição ucraniana tem “muitos amigos” que apoiam sua causa e defendem, como ele, a união do país.

Klitschko lembrou ainda várias resoluções, entre elas o memorando assinado em Budapeste em 1994 por vários países, incluindo a Rússia, que apoiam a independência ucraniana, e lamentou que Moscou tenha rompido com esses compromissos.

Esse memorando ressalta o compromisso de vários países com a segurança, a soberania e integridade territorial da Ucrânia após sua renúncia às armas nucleares guardadas em seu território na época da antiga União Soviética.

Vitali Klitschko passou alguns minutos com cerca de 200 manifestantes ucranianos – na maioria, residentes em Dublin – que se manifestam em frente ao centro de convenções da cidade.

Os manifestantes exibiram bandeiras ucranianas e cartazes pedindo paz na chegada do líder opositor.

“Stop Putin”, “Stop Russia”, “Fora exército russo”, e “Não à terceira guerra mundial”, eram alguns dos lemas dos manifestantes que cumprimentaram Klitschko, que nesta tarde discursará no plenário do congresso do Partido Popular Europeu (PPE).

Também deve falar, após ele, a líder opositora ucraniana Yulia Tymoshenko, o que despertou uma grande expectativa nessa reunião dos conservadores europeus.

EFE

ja-pamp/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.