Kobani tem confrontos intensos após invasão de jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 07/10/2014 05h49
  • BlueSky

Beirute, 7 out (EFE).- Fortes confrontos foram registrados nesta terça-feira na cidade curdo síria de Kobani, na fronteira com a Turquia, depois que os combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) invadiram o território pelo leste e pelo sudoeste, informou nas últimas horas Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Durante os confrontos contra as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), os jihadistas se viram obrigados a retroceder pelas ruas do leste, embora sigam dentro da população. Pela parte sudoeste da cidade, os radicais tomaram o controle de vários edifícios dos arredores em seu avanço rumo ao interior de Kobani.

A calma retornou no começo da manhã, embora ainda haja combates esporádicos e se escutem disparos de franco-atiradores. Vários aviões de guerra sobrevoaram zonas do leste e do sudoeste foi possivel ouvir cinco explosões nessas áreas de Kobani, por isso o Observatório não descartou que tenham lançado ataques aéreos.

A ONG ainda não confirmou se esses aviões são da coalizão internacional, liderada pelos EUA, que nas últimas semanas bombardearam posições jihadistas nos arredores de Kobani.

O EI conseguiu entrar na cidade na segunda-feira, após três semanas de assédio. A ofensiva dos radicais originou um êxodo de curdos rumo à vizinha Turquia e outras regiões da Síria e centenas de pessoas fugiram de Kobani perante a iminência da entrada dos extremistas entre a população.

O Observatório denunciou nesta terça-feira que as forças de segurança da Turquia detiveram alguns deslocados em uma escola de Ali Kur, na parte turca da fronteira.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria faz fronteira com o território turco no norte. As milícias curdas são um dos principais oponentes do EI no Iraque e Síria, onde a organização extremista sunita proclamou um califado em junho. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.