Kremlin confirma encontro de Putin com Tsipras em São Petersburgo

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2015 09h05

Moscou, 16 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá um encontro com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, na próxima sexta-feira em São Petersburgo, confirmou nesta terça-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

“Com Tsipras está previsto um encontro de trabalho dentro do Fórum (Econômico de São Petersburgo) na próxima sexta-feira, 19 de junho”, disse Peskov aos jornalistas.

“Certamente haverá encontros de trabalho com todos os convidados” internacionais, acrescentou o porta-voz.

O governo grego confirmou ontem a viagem de Tsipras à Rússia para participar do Fórum Econômico, para o qual foi convidado em abril durante uma visita a Moscou, a primeira viagem ao país desde que foi eleito em janeiro.

Essa visita foi vista com grande receio pelos membros da União Europeia, que temeram que a Rússia, em pleno enfrentamento com a UE por causa da crise na Ucrânia, pudesse utilizar o novo governo esquerdista de Atenas como cavalo de Tróia para melhorar suas relações com Bruxelas.

Tsipras deixou claro que a Grécia deseja permanecer na zona do euro, mas considerou que sua viagem a Moscou assentou as bases para relançar as relações bilaterais com a Rússia.

O chefe do governo grego viajará à Rússia na quinta-feira, exatamente o dia da reunião em Luxemburgo do Eurogrupo, os ministros de Finanças da zona do euro.

Segundo o porta-voz do governo grego, Tsipras manterá em estreito contato com seu ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, quem estará em Luxemburgo.

Em comunicado, o executivo grego disse hoje que está “à espera” de receber um convite das instituições para retomar as negociações, interrompidas no domingo, já que Atenas continua disposta a chegar a um acordo.

A Grécia negocia há meses com a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE) para receber, em troca de reformas, 7,2 bilhões de euros que ainda estão pendentes do segundo programa de ajuste, a duas semanas de expirar o prazo de prorrogação do resgate. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.