“Le Monde” nomeia redator-chefe do online como novo diretor de redação

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2014 09h14

Paris, 19 mai (EFE).- O jornal francês “Le Monde” nomeou nesta segunda-feira como novo diretor de redação Jérôme Fenoglio, de 47 anos, até agora redator-chefe do site do diário, informou uma porta-voz da empresa.

A direção do periódico fica dividida assim entre o trabalho de Fenoglio, que dirigirá a área informativa, e Gilles van Kote, nomeado diretor, de forma provisória, na semana passada depois da demissão de Natalie Nougayrède, que dirigia as duas áreas.

O recém-nomeado diretor da redação começou a trabalhar no “Le Monde” em 1991 como jornalista esportivo, passando para a editoria de sociedade cinco anos depois, seção da qual se tornou chefe adjunto em 2004.

Em 2007, Fenoglio foi nomeado redator chefe do “Le Monde 2”, o suplemento dominical do rotativo, e, em 2009, passou a elaborar reportagens para o diário, de onde dois anos depois partiu para o online.

Agora, com Van Kote, o jornalista se encarregará de realizar o projeto que os acionistas do veículo propõem – entre outras coisas, transferir a meia centena de jornalistas do serviço em papel para o digital, medida que está por trás da disputa que acabou com a demissão de Nougayrède.

A antiga diretora viu como os jornalistas se opunham a esse projeto por considerar que buscava reduzir o tamanho da equipe.

Aprovada como diretora do “Le Monde” em março de 2013 por cerca de 80% dos funcionários, Nougayrède, obrigada pelos redatores, precisou adiar para setembro o lançamento do novo formato da publicação, previsto inicialmente para abril.

A diretora deixou seu cargo na semana passada após constantes de baixas na direção, que acabou com a demissão em bloco de sete dos dez redatores-chefes do jornal no último dia 5. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.