Líder da oposição síria não acredita que democracia virá com eleições

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2014 16h14
  • BlueSky

Beirute, 2 jun (EFE).- O presidente da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), Ahmed Yarba, disse nesta segunda-feira não acreditar que a eleição presidencial que acontece amanhã, terça, levará a democracia ao país, apesar de haver candidatos além do atual presidente sírio, Bashar al Assad.

Em carta dirigida ao povo sírio, o líder da principal aliança política opositora disse que “o carro da democracia não passará (pela Síria), mesmo se houver dois aspirantes, porque ele circula em uma estrada de cadáveres de crianças”.

Concorrem às eleições presidenciais Assad, o deputado da oposição tolerada dentro do país Maher Abdel Hafez Hayar e o ex-ministro Hassan Abdullah al Nouri.

Yarba afirmou que esta eleição é, na verdade, “um referendo que não vai arrancar os cabelos de ninguém, nem das crianças”.

“Não é possível que um assassino em série se transforme em presidente legítimo, inclusive se houver fraude nas urnas pelos foguetes que caem em cima dos eleitores”, declarou.

Yarba também fez um pedido à comunidade internacional para que abandone a “inação” em relação ao conflito sírio e que adote uma postura firme o mais rápido possível para deter o derramamento de sangue.

A votação só acontecerá nas regiões sob controle do governo. É o quarto ano do conflito na Síria, e durante este tempo foram registradas mais de 162 mil mortes, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.