Líderes africanos chegam a Bamaco para assinatura do acordo de paz do Mali

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2015 09h04

Bamaco, 15 mai (EFE).- Governantes de vários países africanos chegaram ou devem desembarcar nas próximas horas em Bamaco para acompanhar na tarde desta sexta-feira a assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação nacional para Mali.

A cerimônia foi mantida, apesar de ontem a Coordenadoria de Movimentos do Azawad (CMA), “guarda-chuva” dos principais grupos tuaregues, confirmou que não assinará o acordo pelas diferenças que ainda há com o governo central de Bamaco.

Os chefes de Estado que já chegaram a Bamaco durante a manhã são os presidentes de Guiné, Alpha Condé, e do Zimbábue, Robert Mugabe, este último também em representação da presidência rotativa da União Africana (UA).

São igualmente esperados os presidentes de Níger, Ibrahim Boubacar Keita, e o presidente interino de Burkina Fasso, Yacouba Isaac Zida, além de 15 líderes entre presidentes, primeiros-ministros e representantes delegados, incluída a secretária de Estado francesa para a Francofonia, Annick Girardin.

O trajeto entre o aeroporto e o Centro Internacional de Conferências onde acontecerá a assinatura está fortemente protegido pela Polícia, que patrulha ao redor dos grandes hotéis.

Além disso, é possível perceber um grande desdobramento de segurança em todo o centro, em previsão de possíveis atentados.

Os preparativos se mantiveram sem ter aparentemente em conta a recusa do CMA de assinar o acordo, o que gera sérias dúvidas sobre a efetividade do compromisso que começa hoje teoricamente e que significará um novo ponto de partida para o Mali. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.