Lisboa aprova último exame da troika e encara saída de seu resgate

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59
  • BlueSky

Lisboa, 2 mai (EFE).- O governo português anunciou nesta sexta-feira que a troika deu seu sinal verde aos esforços acometidos por Lisboa para cumprir com o programa de ajustes estipulado há três anos, após terminar a 12ª e última avaliação do país.

“A décima segunda avaliação está concluída e foi superada”, anunciou em entrevista coletiva o vice-primeiro-ministro do Executivo português, Paulo Portas.

O resultado positivo desta inspeção permite a Portugal entrar na reta final de seu resgate financeiro, que fechará oficialmente no dia 17 de maio, em um ambiente de aparente confiança e tranquilidade nos mercados extensivo a toda Europa.

Apesar de advertir ao país que deve prosseguir com a implementação de algumas reformas ainda inacabadas, a troika – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – aprovou o trabalho do governo do país.

“Missão cumprida”, resumiu Portas, fazendo um balanço do programa de ajuste estipulado com a troika em maio de 2011, um mês antes de os conservadores portugueses chegarem ao poder.

O “número dois” do governo lembrou que o motivo que levou Portugal a pedir ajuda financeira foi a dificuldade de acesso a financiamento a taxas de juros sustentáveis, já que para vender sua dívida os investidores exigiam rentabilidade muito elevada. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.