Luiz Alberto Figueiredo participará de reunião da OEA sobre dívida argentina
Brasília, 2 jul (EFE).- O ministro das Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo irá participar amanhã de uma reunião de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA) na qual a Argentina abordará os problemas com fundos especulativos por sua dívida, informou nesta quarta-feira seu escritório.
A nota, de dois parágrafos, informa apenas a participação de Figueiredo na reunião extraordinária de ministros das Relações Exteriores da OEA, que foi convocada a pedido da Argentina e apoiada pelos membros do Conselho Permanente, com a abstenção dos Estados Unidos. Na sessão extraordinária, que será realizada na sede da OEA, em Washington, o ministro da Economia argentino, Axel Kicillof, irá expor as consequências da decisão de um tribunal americano que dá prioridade de pagamento aos fundos não aproveitados em anteriores trocas da dívida externa.
O Brasil não se pronunciou de forma individual sobre o assunto, mas, segundo disseram à Agência Efe fontes oficiais, a posição do país foi dada em declarações separadas emitidas pelo Mercosul, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Os três organismos manifestaram pleno apoio à Argentina e rejeitaram a decisão de um tribunal americano que obriga o país a pagar uma dívida de US$1,3 bilhão e juros sobre essa soma a um grupo de fundos especulativos. A decisão impede ainda à Argentina de pagar 92% dos credores que aceitaram, com grandes reduções, as trocas de dívida feitas pelo país em 2005 e 2010, pelo menos, até que salde suas obrigações com os chamados “fundos abutres”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.