Madagascar nomeia general de brigada como primeiro-ministro

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2015 10h48

Nairóbi, 15 jan (EFE).- O secretário-geral da presidência de Madagascar, o general Pierre Roger Ralala, anunciou na noite de quarta-feira que o novo primeiro-ministro do país será o general de brigada Jean Ravelonarivo.

A nomeação de Ravelonarivo ocorre menos de 48 horas depois que o governo apresentou sua renúncia como consequência das pressões recebidas de seu próprio partido devido à”falta de resultados convincentes”.

O novo inquilino do palácio de Mahazoarivo, a residência oficial do primeiro-ministro, foi eleito entre uma lista de 14 candidatos enviada ao presidente pelos partidos da coalizão do governo, a Força Nova por Madagascar (HVM em malgaxe) e a Plataforma pela Maioria Presidencial (PMP).

Jean Ravelonrivo, que foi promovido a general de brigada há menos de um mês, é ex-governador do Rotary Club de Madagascar e até então ocupava o cargo de diretor-geral em uma sociedade imobiliária de propriedade estatal.

No entanto, tudo indica que esta nomeação será alvo de críticas da oposição, formada por quatro formações políticas que atualmente representam a maioria no parlamento de Madagascar.

Um de seus porta-vozes, Hajo Andrianainarivelo, mostrou ontem seu repúdio à designação de Ravelonrivo e afirmou que a proposta do novo primeiro-ministro deveria ter saído da aliança de partidos da oposição por ser a força majoritária, como estabelece a Constituição.

Madagascar vive uma grave crise política um ano depois que Hery Rajaonarimampianina venceu as primeiras eleições democráticas realizadas no país desde o golpe de estado de 2009.

Rajaonarimampianina deu início a seu primeiro governo em abril de 2014 e nove meses depois teve que forçar sua renúncia devido à impossibilidade de encarar os graves problemas econômicos e sociais do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.