Maduro nomeia seu chanceler como embaixador da Venezuela na ONU
Caracas, 26 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, substituiu nesta sexta-feira seu chanceler Rafael Ramírez e o designou como embaixador do país na ONU, o segundo cargo que assume em menos de quatro meses após ter passado mais de dez anos à frente do Ministério do Petróleo e da estatal PDVSA.
O presidente fez o anúncio no Twitter, onde também informou que nomeou como nova encarregada do Ministério das Relações Exteriores a ex-ministra de Comunicação, Delcy Rodríguez.
“No dia 1º de Janeiro de 2015 a Venezuela se incorpora ao Conselho de Segurança da ONU, com a maior responsabilidade de defender a paz mundial”, disse o governante em sua conta no Twitter.
“Por isso designo o companheiro Rafael Ramírez para que assuma diretamente como embaixador de nossa pátria em Nova York perante a ONU”, acrescentou.
O até hoje embaixador perante as Nações Unidas da Venezuela, Samuel Moncada, “em breve irá a novas trincheiras de luta e criação”, segundo Maduro.
Em outro post, Maduro também explicou que designou “Delcy Rodríguez Gómez como chanceler da República para continuar nossa política externa bolivariana”.
Após o anúncio, Ramírez também se expressou através da mesma rede social e disse assumir “com disciplina revolucionária a decisão do presidente Maduro. Conte o povo venezuelano com minha lealdade a (o falecido presidente, Hugo) Chávez e à pátria”.
Ramírez tinha sido nomeado chanceler no último dia 2 de setembro quando foi substituído do cargo de ministro do Petróleo e Mineração e da presidência da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), postos que ocupou por mais de dez anos, assim como também da vice-presidência para a área econômica, escritório que liderou por cerca de um ano.
Apesar de sua destituição como encarregado da área petrolífera, Ramírez se mantinha como porta-voz da Venezuela na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e Maduro o chamava sempre de “chanceler petroleiro”.
Por sua vez, a chancelaria será assumida a partir de hoje por Delcy Rodríguez, que até meados de outubro foi a ministra de Comunicação, cargo no qual se manteve ao longo de 14 meses. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.