Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram museus nessas férias
Férias de verão lotam museus e paulistanos chegam a enfrentar filas de até três horas nas principais exposições da cidade. O número de visitantes em 2013 chegou a marca histórica de 3,7 milhões de pessoas, de acordo com a Secretaria Estadual da Cultura. Com exposições para todos os gostos e muitas com entrada franca, em 2014, foram mais de 4 milhões de pessoas.
A coordenadora da área de museus da Secretaria de Estado da Cultura, Renata Mota, destacou fatores que justificam esse sucesso. “Vem chegando muitas exposições que estão no circuito internacional. Isso é muito bacana para a cidade e gera e movimenta recursos para a própria cidade”, disse Renata.
No topo dos Museus mais visitados está o da Imagem e do Som que, segundo seu diretor, em 2014, superou a marca dos 600 mil visitantes.
Segundo André Sturm, a mostra “Castelo Rá Ti Bum”, que segue em cartaz até o dia 25, foi uma das responsáveis pelo resultado. “Efetivamente o Castelo Rá-Tim-Bum foi algo fora da curva. Foi acima do padrão”, comentou Sturm.
A exposição do australiano Ron Mueck, em cartaz desde 20 de novembro na Pinacoteca, computou até o dia 04 de janeiro, 150 mil visitações.
Falando à repórter Cris Santos, o diretor do espaço, Paulo Vicelli, relatou que 80% dos visitantes da mostra nunca foram a um museu. “Eu acho que os museus têm feito um trabalho de desmistificar o museu como um espaço velho e antiquado. Esse trabalho tem surtido efeito”, relatou Vicelli.
Sobre as mostras
“Ron Mueck” está em cartaz de terça a domingo, das 10 da manhã às 8 da noite, na Pinacoteca, na Praça da Luz. Dois ingressos a 6 reais.
“Castelo Rá Tim Bum” tem ingressos esgotados, mas há desistências e vale tentar a sorte nos horários da mostra no MIS.
De terça a sexta, das 10 da manhã às 9 da noite, sábados das 10 às 11 da noite; domingos das 9 da manhã às 8 da noite. Ingressos de 10 a 30 reais.
Outras mostras de sucesso na cidade são “Salvador Dalí”, no Instituto Tomie Ohtake, e “Mafalda”, na Praça das Artes. Ambas com entrada franca.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.