Mais de 80% dos americanos querem mais controle sob armas, aponta estudo

  • Por EFE
  • 23/06/2017 11h51
EFE Armas

Mais de 80% dos americanos querem aumentar ligeiramente os controles sob compra e capacidade de portar armas de fogo, mas o país segue muito dividido sobre o tema, apesar de 44% dos cidadãos afirmarem conhecer pessoalmente alguém que tenha sido atingido por um disparo.

Segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo centro de estudos Pew e desenvolvida entre março e abril, metade dos americanos qualifica a violência armada como um problema muito grande no país, mas essa percepção está muito dividida entre os que possuem armas e os que não, e entre republicanos e democratas.

O maior ponto de consenso está em uma série de possíveis limitações à compra e porte de armas que até agora não tiveram sucesso no Congresso, em parte devido à influência da poderosa Associação Nacional de Rifles (NRA).

No total, 89% dos consultados querem que haja medidas para evitar que pessoas com doenças mentais possam comprar armas, enquanto 84% respaldam controles de antecedentes para os compradores de armas em feiras e vendedores privados, agora isentos.

Além disso, 83% apoiam a proibição de venda de armas àqueles que integram listas governamentais de vigilância por atividades suspeitas ou de pessoas que estão proibidas de voar em companhias aéreas comerciais.

Novas ideias suscitam também um apoio majoritário, ainda que mais dividido entre os quem têm e não têm armas: a criação de uma base de dados federais para controlar a venda de armas, respaldada por 71% e e vetar os cartuchos com alta capacidade (apoiada por 65%).

Quando são deixadas para trás as medidas concretas e se pergunta sobre a possibilidade de reforçar a legislação sobre armas, o apoio é menor: 52% dos entrevistados afirmaram que as leis a respeito deveriam ser mais estritas, enquanto 30% opinaram que estão bem como estão e 18% querem por relaxá-las.

72% dos americanos já dispararam uma arma de fogo na vida, e 48% cresceram em uma casa onde havia armas, enquanto 59% têm amigos que possuem armas, segundo a pesquisa.Mas apenas 30% dos americanos dizem ter uma arma.

Entre os que possuem armas, a paixão é forte: 66% asseguram que possuem várias, e 73% dizem que não se imaginam sem, enquanto 74% asseguram que essa propriedade é “essencial” para sua sensação pessoal de liberdade.

A pesquisa foi realizada entre março e abril com 3.930 americanos, incluídos 1.269 proprietários de armas, e tem uma margem de erro de mais ou menos 2,8 pontos percentuais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.