Manifestação de indígenas deixa 8 policiais feridos no Equador

  • Por Agencia EFE
  • 20/08/2015 02h20

Quito, 19 ago (EFE).- Pelo menos oito policiais ficaram feridos neste quarta-feira durante uma manifestação de indígenas na cidade amazônica de Macas, no sudeste do Equador, informou o Ministério do Interior.

Os agentes foram atacados nos arredores de uma instituição pública dessa cidade por uma centena de indígenas da etnia Achuar, que portavam lanças e outros objetos cortantes, detalhou o Ministério em comunicado.

“Chegaram armados com lanças, varas de aço, facas e armas cortantes para atacar diretamente o cordão policial, provocando ferimentos e contusões nos uniformizados”, acrescentou a nota.

Indígenas das etnias Shuar e Achuar mantiveram por vários dias um duro protesto em Macas em reivindicação de uma estrada e da saída do governador dessa região, no marco do protesto geral contra o governo convocado desde a semana passada pela Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie).

O Ministério do Interior informou que, após a agressão dos indígenas à polícia, se fortaleceu a segurança em todas as entidades públicas de Macas, em algumas das quais se concentraram os manifestantes.

Além disso, indicou que os grupos indígenas se recusaram a dialogar com as autoridades para tentar encontrar soluções e retomar a segurança dos moradores de Macas.

O vice-ministro do Interior, Diego Fuentes, criticou os atos violentos protagonizados pelos manifestantes e assinalou que nos últimos dias se registraram, em nível nacional, 104 policiais feridos durante os protestos de grupos opostos ao governo do presidente Rafael Correa.

Segundo Fuentes, até o momento foram efetuadas 102 detenções e não se descarta o “início de julgamentos penais contra pessoas que estejam incentivando os manifestantes a agredir outros cidadãos que vestem o uniforme policial”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.