Manifestação em SP contra aumento de tarifa termina sem incidentes

  • Por Agência Brasil
  • 07/02/2015 08h35

Manifestantes durante passeata - O MPL (Movimento Passe Livre) faz nesta sexta-feira (6) o 7º protesto contra o reajuste das tarifas do transporte público em São Paulo

Cris Faga / Fox Press Photo/Folhapress O MPL (Movimento Passe Livre) faz nesta sexta-feira (6) o 7º protesto contra o reajuste das tarifas do transporte

O sétimo grande ato contra o aumento da tarifa dos transportes terminou, por volta das 21h30, com a queima de uma catraca alegórica, que os manifestantes carregaram durante a caminhada, próximo ao Terminal Parque Dom Pedro, região central da capital paulista. A Polícia Militar (PM) estima que 200 pessoas participaram do ato. O Movimento Passe Livre (MPL) ainda não havia divulgado o número de participantes.

O trajeto foi definido em assembleia, com concentração em frente à prefeitura. A passeata começou por volta das 19h20, passou pelo Largo São Francisco, chegando ao Parque Dom Pedro. A PM informou ter avistado dez integrantes do grupo Black Bloc entre os manifestantes. Porém, a corporação não registrou nenhuma ocorrência até o final do ato, que seguiu de forma pacífica.

O aumento, de R$ 3 para R$ 3,50, passou a vigorar no último dia 6. “Agora é de três para baixo” é a frase estampada nas faixas do movimento, que pressiona a prefeitura e estado a adotarem o transporte coletivo gratuito para todas as pessoas.

O último grande ato, em 29 de janeiro, foi até a residência do prefeito, Fernando Haddad, na região do Paraíso, depois tomou todas as faixas da Avenida 23 de Maio, no sentido do Aeroporto de Congonhas. Seguiu para a Assembleia Legislativa de São Paulo e terminou no Monumento às Bandeiras. A PM disse que houve pichação no local e prendeu dois manifestantes que estavam com “bolas de gude e latas de spray”.

Camila Boehm – Repórter da Aência Brasil // Edição: Fábio Massalli

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.