Manifestação sindical contra governo belga termina em violentos incidentes

  • Por Agencia EFE
  • 06/11/2014 15h59

Bruxelas, 6 nov (EFE).- Um numeroso grupo de manifestantes enfrentou à polícia antidistúrbios belga com paralelepípedos, pedras, ovos e outros objetos nesta quinta-feira durante uma manifestação convocada contra as políticas sociais e trabalhistas do novo governo federal, à qual participaram 100 mil pessoas, conforme fontes policiais.

A manifestação, que começou ao meio-dia, no horário local, na estação de trens do norte de Bruxelas, percorreu as ruas do centro da capital até chegar à estação do sul, onde aconteceram os enfrentamentos. Os policiais enviados para essa estação responderam com gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes violentos, que acenderam rojões durante todo o protesto, convocado pelos três maiores sindicatos belgas.

Entre os incidentes registrados, algumas pessoas derrubaram um carro estrada, atearam fogo em papéis e causaram vários danos na infraestrutura da rua.

A frente sindical formada pelos cristãos democratas do CSC, os socialistas do FGTB e os liberais do CGSL convocaram a manifestação contra o acordo alcançado pelos partidos que formaram a coalizão de governo e que inclui reformas nas pensões e paralisar a indexação salarial anual, entre outras medidas. EFE

mvg/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.