Manifestantes pró-Rússia atacam sede de ministério em Lugansk, na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2014 15h58

Kiev, 29 abr (EFE).- Manifestantes pró-Rússia atacaram nesta terça-feira a sede do Ministério do Interior na cidade de Lugansk, na Ucrânia, onde já haviam tomado horas antes os edifícios do governo, da Procuradoria-geral e da emissora de TV local.

Os policiais entrincheirados no edifício tentaram responder ao ataque com granadas e, em seguida, em frente à delegacia um grupo de 20 homens armados com fuzis automáticos começaram a atirar para o ar.

Vários ativistas entraram no edifício para exigir ao chefe da polícia de Lugansk que apresente sua demissão, segundo informam as agências locais.

O autoproclamado “governador popular” de Lugansk, Valeri Bolotov, já anunciou frente à delegacia a nomeação de Anatoli Naumenko como novo “chefe da polícia popular”.

Em seguida, a situação se acalmou, mas cerca de mil pessoas continuam concentradas na zona exibindo bandeiras da Rússia e da república popular de Lugansk.

Pouco antes, os pró-Rússia tomaram a Procuradoria-Geral, cujos empregados puderam abandonar livremente o prédio, onde foi queimada a bandeira ucraniana e içada a tricolor russa, e contra o que os manifestantes já levantaram uma barricada.

Além disso, vários homens armados atacaram a emissora local de televisão, onde obrigaram os técnicos a os deixarem fazer uma declaração ao vivo.

“Quero comunicá-los de que, atualmente, temos o controle das sedes do governo e da Procuradoria e estamos tomando muitos prédios”, anunciou Viacheslav Petrov, um dos líderes separatistas locais.

Por isso, acrescentou, “peço que não entrem em pânico. Tudo está sob controle. Estamos preparando um referendo que será realizado em 11 de maio. Cada um deve pensar e tomar uma decisão”.

Hoje também foi tomado o edifício do governo de Lugansk por parte do “Exército de Libertação de Donbass”, bacia mineradora que inclui parte das regiões de Donetsk e de Lugansk, diante da inércia das forças da ordem.

Segundo a agência “Unian”, alguns policiais passaram para o lado da Rússia, outros optaram por depor as armas e deixar o local pelo corredor humano criado pelos assaltantes e o resto se entrincheirou no segundo andar.

A secretária do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Victoria Siumar, disse hoje que as forças de segurança não dispararão em nenhum caso contra os pró-Rússia que atacarem os prédios públicos no sudeste do país.

No entanto, devido à inoperância policial, o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, ordenou a destituição dos ministros de Interior nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Turchinov afirmou que a maioria de policiais no sudeste não são capazes de defender a população dos “terroristas” e advertiu que os soldados do regime que colaborem com os extremistas pró-Rússia deverão comparecer à Justiça. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.