Manifestantes protestam na Turquia contra atentado à revista “Charlie Hebdo”

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2015 18h30

Istambul, 8 jan (EFE).- Várias manifestações ocorreram nesta quinta-feira em frente ao consulado da França em Istambul em repúdio ao atentado contra a revista satírica francesa “Charlie Hebdo”, no qual morreram doze pessoas, e em apoio à liberdade de expressão.

“Não temos medo”, foi o grito mais repetido por centenas de pessoas que carregavam cartazes com a frase “Je Suis Charlie” (Eu sou Charlie) e o lema francês “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.

Os manifestantes lançaram flores para o ar e acenderam velas em frente ao consulado, cujo muro se tornou um altar improvisado, com o desenho de um lápis quebrado e ensanguentado.

“A liberdade de expressão é fundamental e não pode ser limitada por argumentos religiosos. É respeitado que os muçulmanos tenham sua religião, mas também devem respeitar a expressão de ideias dos chargistas”, disse à Agência Efe Özge Akman, uma das organizadoras da manifestação.

Akman se disse a favor que a imprensa divulgue as caricaturas da revista como demonstração de apoio ao trabalho da “Charlie Hebdo”, “como fazemos aqui”, acrescentou enquanto mostrava uma capa da revista com a imagem de Maomé, colocada entre cravos e velas.

O atentado em Paris provocou reações na Turquia, onde também foi condenado pelo governo, embora alguns ministros tenham enfatizado que seria igualmente importante “lutar contra a islamofobia”.

Já foram convocadas novas manifestações a favor da liberdade de expressão para o próximo domingo. EFE

iut/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.