Médicos chineses implantam ossos fabricados com impressora em 3D

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2014 06h14

Pequim, 31 mai (EFE).- Uma equipe de médicos do Hospital Xijing, que pertence ao exército da China, conseguiu implantar em três pacientes próteses de titânio que reproduzem ossos com a nova tecnologia de impressão em 3D, informou neste sábado a imprensa oficial.

Nas cirurgias, que aconteceram na cidade de Xian, foram extraídos ossos afetados por tumores cancerígenos que foram substituídos pelas próteses impressas.

O especialista em ortopedia Guo Zheng, que dirigiu as intervenções, explicou que as operações conseguira resolver um problema, o da substituição de ossos afetados por tumores, o que difícil com as próteses convencionais, pois elas com frequência não se adaptam a este tipo de paciente.

Os pacientes estão se recuperando satisfatoriamente após as cirurgias, mais de dois meses após terem recebido os implantes, destacou Guo.

Pesquisadores chineses em Medicina querem também construir órgãos com a técnica de impressão 3D. Ano passado especialistas da Universidade Huazhong, da província oriental de Zhejiang, afirmaram ter conseguido “criar” protótipos de rins humanos com esta nova tecnologia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.