Médicos residentes suspendem greve no Hospital São Paulo

  • Por Agência Brasil
  • 03/07/2015 17h51
SÃO PAULO, SP, 18.06.2015: HOSPITAL-SP - O Hospital São Paulo, na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, vai suspender temporariamente, a partir desta quinta-feira (18), as internações que não forem de emergência. Referência em atendimento de alta complexidade, o hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) enfrenta uma grave crise financeira e está superlotado.(Foto: Marco Ambrosio/Folhapress) Marco Ambrosio/Folhapress O Hospital São Paulo

Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (3), os médicos residentes do Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo, decidiram suspender a greve iniciada dia 23 de junho. Com isso, eles retornam ao trabalho normalmente amanhã (4), a partir das 7 horas.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico residente de clínica médica e presidente da Associação dos Médicos Residentes da Escola Paulista de Medicina (Amerepam), Klaus Nunes Ficher, confirmou que a greve foi suspensa, mas informou que os médicos residentes continuarão mobilizados. “Optamos por suspender temporariamente a greve porque alguns avanços foram conquistados, mas o movimento ficará atento.”

De acordo com Ficher, entre os avanços conquistados estão o repasse do Ministério da Saúde de R$ 6 milhões para o Hospital São Paulo, como parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação.

Segundo ele, o repasse já deveria ter ocorrido há tempos, mas só foi destinado ao hospital esta semana. Ficher acrescentou que, além disso, o governo estadual também reverteu o corte de 10% no hospital.

Os cerca de 1,1 médicos residentes do Hospital São Paulo entraram em greve para protestar contra as condições de trabalho para atendimento à população, prejudicado com o corte do repasse de verbas dos governos federal e estadual.

Em nota, o Hospital São Paulo confirmou a suspensão da greve e informou que o “o atendimento será normalizado a partir de 4 de julho, às 7h”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.