Mercado eleva projeção de crescimento do Brasil para 0,28% neste ano
São Paulo (Brasil), 13 out (EFE).- Os especialistas do mercado financeiro elevaram nesta segunda-feira suas previsões de crescimento para a economia do Brasil em 2014 e a situaram agora em 0,28%, contra 0,24% na semana passada, informou o Banco Central.
A nova projeção reflete a pesquisa semanal feita entre cerca de 100 especialistas de entidades financeiras privadas e publicada no Boletim Focus que, pela primeira vez nas últimas 19 semanas, elevou sua previsão de crescimento para este ano.
Segundo dados oficiais, no segundo trimestre a economia brasileira sofreu retração de 0,6% e com isso acumulou dois trimestres consecutivos de crescimento negativo e entrou no que os especialistas chamam de “recessão técnica”.
O governo, no entanto, afirma que haverá uma leve recuperação no segundo semestre deste ano e que a economia fechará com crescimento de 0,9%.
Os especialistas também revisaram em alta sua projeção de inflação para este ano, que passou do 6,32% para 6,45%, uma taxa próxima ao teto da meta oficial, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais.
Para 2015, os analistas do mercado financeiro mantiveram a previsão de crescimento em 1% e a taxa de inflação em 6,3%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.