Mercado espera inflação ainda pior em março

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2014 09h36

A inflação oficial foi muito ruim em fevereiro mas, o mercado aposta que em março vai ser pior. O IPCA fechou o mês passado em 0,69%, um resultado acima do que os analistas esperavam.

Desta vez, o maior peso no índice foram os gastos com educação que não entram na medição de março. Por essa razão, a expectativa do resultado deste mês é mais grave, afirmou a Denise Campos de Toledo, o economista Fábio Romão.

*Ouça os detalhes no áudio

O especialista em preços da PUC do Rio de Janeiro concordou que o governo Dilma vai desvalorizar ainda mais o salário do trabalhador. O poder de compra do real tende a cair mais 0,70% no final de março, avaliou o professor Luiz Roberto Cunha.

Já o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga salientou que a economia vive um momento de grande frustração e perigo. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, ele diz que a trajetória de queda da inflação é fictícia porque há preços congelados.

Fraga reclamou medidas mais transparentes para contenção dos preços para se evitar problemas futuros. O ex-presidente do Banco Central reconheceu que o governo Dilma está com a credibilidade em baixa.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.