Merkel ameaça sancionar Rússia caso situação se agrave na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 09h43

Berlim, 20 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, ameaçou nesta quinta-feira a Rússia com novas sanções econômicas por parte da União Europeia (UE) se a situação na Ucrânia continuar se agravando.

“Nesse caso, haverá sem dúvida também sanções econômicas”, afirmou a chefe do governo alemão, em uma declaração no Bundestag (Câmara dos Deputados) antes de se dirigir à cúpula da União Europeia (UE).

Na opinião de Merkel, a anexação da península da Crimeia à Rússia exige “a resposta fechada e decidida da Europa e de seus parceiros”.

A chanceler também anunciou uma ampliação da lista de 21 pessoas russas e ucranianas às quais a UE decidiu no último dia 17 de março restringir os vistos e congelar os bens em território comunitário por ameaçar a integridade territorial da Ucrânia em sua região autônoma da Crimeia.

Merkel se pronunciou, além disso, sobre o futuro do G8, que reúne as maiores potências econômicas mundiais (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá, Itália e Rússia).

“Apesar de não ser a situação política para um formato tão importante, não haverá mais G8, nem cúpula, nem G8 como tal”, disse a chanceler alemã.

O conselho de ministros da Alemanha aprovou ontem a seção política do acordo de associação da União Europeia (UE) com a Ucrânia como um importante sinal de apoio a esse país em crise e uma tomada de postura clara frente à Rússia.

Está previsto que essa seção política do acordo de associação seja assinada na sexta-feira em Bruxelas durante a cúpula de chefes de Estado e governo da UE que começa hoje, enquanto a assinatura da parte econômica ainda não tem data. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.