Merkel condiciona sua presença no G8 à evolução na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 16h03

Berlim, 8 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, condicionará sua presença na próxima cúpula do Grupo dos Oito (G8) ao andamento dos eventos na Ucrânia, informou neste sábado o jornal alemão “Der Spiegel”.

A próxima cúpula do G8 (grupo que reúne Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá, Itália e Rússia) está prevista para junho na cidade russa de Sochi, sede também dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Segundo a revista, a chanceler alemã teria decidido pôr sua participação em suspenso até que se resolva a situação na península da Crimeia, onde se realizará em 16 de março um referendo para decidir sobre sua independência da Ucrânia e sua eventual união à Rússia, da qual fazia parte até 1954.

Sobre o assunto, Merkel manifestou na quinta-feira que a consulta convocada pelas autoridades da Crimeia “não é compatível com a Constituição ucraniana”.

Por outro lado, Merkel manteve na tarde de ontem uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual ambos coincidiram em considerar “inaceitável” a atuação russa na Crimeia, explicou hoje em comunicado o porta-voz do governo alemão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.