México detém 13 pessoas por envolvimento na fuga de “El Chapo”
Cidade do México, 18 set (EFE).- A Procuradoria Geral da República do México informou nesta sexta-feira da detenção de 13 funcionários por seu suposto envolvimento na fuga do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán no último dia 11 de julho do presídio de segurança máxima Altiplano.
Fontes da procuradoria confirmaram à Agência Efe que entre os detidos se encontram a ex-coordenadora nacional dos Centros Federais de Readaptação Social, Celina Oseguera, e o ex-diretor técnico do presídio, Librado Carmona García, ambos destituídos após a fuga.
Embora já houvesse cerca de uma dezena de funcionários detidos por seu suposto envolvimento neste caso, estes seriam os funcionários de mais alto nível implicados até o momento na fuga do narcotraficante mais procurado do mundo.
“A Procuradoria Geral da República continuará com as investigações destes fatos, a fim de pôr à disposição da autoridade jurisdicional todos aqueles que participaram ou apoiaram na fuga de Joaquín Guzmán Loera”, acrescenta o comunicado.
O narcotraficante fugiu do presídio através de um túnel de um quilômetro e meio que ia de uma casa em construção fora da prisão até a cela do detento. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.