Milhares de pessoas se manifestam em Baltimore e outras cidades dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 23h13

Washington, 29 abr (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram nesta quarta-feira pelas ruas de Baltimore para protestar pela morte de um jovem negro que sofreu um ferimento quando se encontrava sob custódia policial, em protestos que também se estenderam a outras cidades dos Estados Unidos como Nova York, Washington, Boston e Seattle.

As manifestações de hoje transcorreram em Baltimore sob um intenso esquema policial e de forma pacífica antes do início do toque de recolher que começa, como já aconteceu ontem, às 22h (horário local, 23h de Brasília).

Os manifestantes, entre os quais se encontravam tanto negros como brancos, gritaram palavras de ordem contra a brutalidade policial e contra o qualificativo de “delinquentes” que as autoridades utilizaram para referir-se aos que feriram vários agentes e causaram danos materiais na noite da segunda-feira.

Em paralelo, centenas de pessoas se manifestaram em Nova York em solidariedade com a passeata de Baltimore e durante o protesto foram registrados distúrbios dispersos que terminaram com um número não determinado de detidos.

O protesto estava convocado para a Union Square e, segundo meios de comunicação locais, se estendeu por áreas próximas, no meio de um forte esquema policial e com pedidos prévios do prefeito Bill de Blasio para que se desenvolvesse pacificamente.

Também ocorreram manifestações similares em outras grandes cidades do país como Washington, aonde os manifestantes chegaram aos limites da Casa Branca, Boston (Massachusetts), Seattle (estado de Washington) e Denver (Colorado).

Baltimore se transformou no último epicentro dos protestos contra a brutalidade policial nos EUA depois que Freddie Gray, afro-americano de 25 anos, morreu por causa do ferimento que sofreu na coluna enquanto se encontrava sob custódia policial.

Após o enterro de Gray na segunda-feira passada, os protestos pacíficos desembocaram em uma onda de violência que terminou com 20 policiais feridos e múltiplos danos materiais e forçou às autoridades a decretar o estado de emergência e toque de recolher para cada dia durante a próxima semana. EFE

arc/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.