Milicianos houthis avançam rumo ao porto de Áden, o principal do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 05/04/2015 09h50

Sana, 5 abr (EFE).- Os milicianos do movimento xiita dos houthis conseguiram neste domingo avançar rumo ao porto da cidade meridional de Áden e entraram em um novo bairro, em meio aos combates com forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Segundo informou por telefone à Agência Efe Mohammed Hassan, residente no bairro de Al Muala, onde está o porto -o principal do Iêmen-, as forças partidárias de Hadi recuaram perante o intenso bombardeio lançado pelo grupo xiita contra suas posições.

Hassan explicou que os houthis entraram, além disso, no bairro Al Qalua, vizinho ao de Al Muala.

“Os bombardeios são intensos e alguns lares estão incendiados. O povo permanece em sua casas paralisado pelo medo”, denunciou a testemunha.

Os membros dos Comitês Populares, que respaldam Hadi, tratam de resistir em Al Qalua e conseguiram explodir um tanque do grupo xiita.

Este avanço dos houthis ocorre apesar do sul do Iêmen ser um dos alvos onde mais centrou seus ataques a coalizão árabe que bombardeia as posições do grupo xiita.

Em Áden, que foi a base de Hadi antes de se refugiar em Riad e após fugir de Sana, morreram desde 26 de março pelo menos 185 pessoas, sem contar os baixas no bando houthi.

Devido à escalada da violência, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) instou ontem a um cessar-fogo humanitário de 24 horas, que permita a seu pessoal entregar material sanitário aos feridos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.