Milícias islamitas tomam controle do aeroporto de Trípoli
Trípoli, 24 ago (EFE).- Os milicianos islamitas da cidade de Misrata anunciaram que assumiram o controle do aeroporto internacional de Trípoli dos milicianos nacionalistas da cidade de Zintan.
As forças de Misrata, que conduz uma ofensiva batizada como Fayer (Amanhecer), ocuparam o aeroporto após duros combates na noite de sábado, assegurou à Agência Efe um representante da milícia, Ahmed Hidia.
Esse local estratégico, situado a 30 quilômetros da capital, está fechado desde a explosão dos combates, no dia 13 de julho.
Ontem aconteceram confrontos violentos em vários bairros situados em torno do aeroporto, nos quais morreram 14 milicianos de Fayer.
No sábado, outras 15 pessoas morreram e 35 ficaram feridas como consequência de bombardeios contra posições das milícias islamitas em Misrata, ao leste da capital.
Hidia disse à Efe que tais bombardeios foram lançados por forças sauditas e egípcias, qualificando esse ato de “violação” do território nacional.
Paralelamente, Benghazi, a segunda maior cidade do país, foi palco de duros combates entre forças paramilitares do general sublevado Jalifa Hafter contra forças islamitas.
Nos choques entre as islamitas Al Saiqa e os paramilitares de Hafter morreram oito pessoas e outros 35 ficaram feridas, informou à Efe uma fonte médica do hospital Al Maray.
Hafter lançou sua campanha militar em Benghazi, no leste do país, e batizada como Al Karama (Dignidade) em maio, com o objetivo de acabar com os islamitas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.