Ministério de Exteriores da Ucrânia convoca encarregado de negócios russo

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2014 07h44

Kiev, 27 fev (EFE).- O encarregado de negócios russo na Ucrânia, Andrei Vorobiev, foi convocado para consultas nesta quinta-feira ao Ministério das Relações Exteriores em Kiev, informou este departamento.

O Ministério entregou ao diplomata uma nota na qual solicita à Rússia que se abstenha de qualquer movimento de tropas de suas unidades da Frota do Mar Negro fora de suas bases.

Segundo a Chancelaria ucraniana, também se entregou a Vorobiev outra nota “relacionada com o artigo 7 do Acordo de amizade, cooperação e parceria entre Ucrânia e a Federação Russa” de 1997.

O Ministério lembra que “a Rússia, como país-fiador, de acordo com o memorando de Budapeste de 5 de dezembro de 1994, assumiu o compromisso de respeitar a independência, a soberania e as fronteiras existentes da Ucrânia”.

A citação do encarregado de negócios russo acontece depois que o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, exigiu ao comando da Frota russa do Mar Negro que mantenha em suas bases as tropas que tem em território ucraniano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.