Ministro brasileiro destaca potencial econômico e comercial da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2015 17h07
  • BlueSky

Bogotá, 22 jul (EFE).- A Colômbia tem um grande potencial econômico e comercial que atrai outros países da região, disse nesta quarta-feira o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Armando Monteiro, durante visita a Bogotá.

O ministro, que participou da abertura da feira “Brasil Tecnológico”, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que busca ampliar mercados para os produtos do país, destacou que a economia colombiana está entre “as maiores da região”.

“A Colômbia é um mercado prioritário para o Brasil, por atualmente estar crescendo acima da média da região”, afirmou o ministro brasileiro, que afirmou que o país andino “tem um papel no desenvolvimento do continente”.

Monteiro confirmou que o Brasil espera concretizar na feira, que termina amanhã, US$ 30 milhões em negócios com empresários colombianos.

Nas rodadas de negócios, a indústria brasileira oferecerá aos empresários colombianos produtos em diversos setores, como telecomunicações, embalagens, etanol, fármacos e químicos, maquinaria, defesa, segurança e tecnologia de informação.

O presidente de Apex, David Barioni Neto, afirmou que esta feira retorna à Colômbia, após sua realização em 2008, “em um grande momento da cena internacional” para o país andino por sua estabilidade macroeconômica, que o tornou um mercado ainda mais atraente.

“Entre os 78 projetos setoriais realizados pela Apex, 38 têm a Colômbia como mercado prioritário. Isto demonstra a grande importância da nação para o comércio exterior brasileiro”, assinalou Barioni.

Atualmente 2.100 empresas brasileiras exportam produtos para a Colômbia, o que coloca o Brasil na quarta posição entre os exportadores, atrás de China, EUA e México. EFE

dsz/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.