Ministro pede que jovens da A. Latina reforcem as relações com a Espanha
Madri, 25 jun (EFE).- O ministro espanhol de Relações Exteriores e Cooperação, José Manuel García-Margallo, convidou nesta quinta-feira os membros do programa Jovens Líderes Ibero-Americanos a contribuir para reforçar ainda mais as relações entre Espanha e América Latina.
García-Margallo se reuniu com os 50 selecionados que estão na Espanha neste mês para participar de conferências, encontros e visitas para conhecer a realidade espanhola e europeia.
A reunião também teve a participação do diretor da Fundação Carolina, Jesús Andreu, que organiza este programa.
O ministro destacou os passos dados para adequar as Cúpulas Ibero-Americanas à nova realidade e acrescentou que a Espanha e América Latina têm que ser uma comunidade.
Nesta XIII edição, os participantes tiveram a oportunidade de se reunir com ministros e altos cargos da administração pública espanhola, assim como com diretores das principais entidades privadas do país do 14 a 28 de junho e visitaram Madri, La Rioja (norte), Ávila (centro) e Bruxelas.
Os jovens, com expedientes acadêmicos sobressalentes, foram selecionados entre candidaturas provenientes de mais de 300 universidades públicas e privadas.
O programa deste ano faz especial insistência no empreendimento, nas novas tecnologias e nos setores agroalimentar, gastronômico e turístico-cultural.
Após o encontro com o ministro, os jovens serão recebidos pela vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría.
O programa, organizado pela Fundação Carolina, é realizado desde 2002 e nele participaram mais de 500 jovens em suas 13 edições.
A Fundação Carolina foi criada no ano 2000 pelo governo da Espanha com o objetivo de fortalecer as relações em matéria de educação, cultura e ciência da Espanha com os demais países ibero-americanos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.