Monotrilho entre Congonhas e estádio do Morumbi fica para o segundo semestre de 2015

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2014 12h54

Metrô realiza teste com o monotrilho da linha 2-verde Folhapress Monotrilho Vila Prudente

O monotrilho que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi foi adiado novamente. Agora, sua entrega está prevista para o segundo semestre de 2015.

Cogitada para a Copa, a obra perdeu fôlego após o estádio do São Paulo ficar de fora do mundial. A linha 17 Ouro irá até Paraisópolis, no ramal 9 da CPTM, servindo o Jabaquara ao fazer a integração com o metrô.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, reconhece o atraso e acha difícil concluir o monotrilho no primeiro semestre de 2015.

“Nós não temos uma data fechada. O trecho prioritário de oito quilômetros, que é o aeroporto até o Morumbi, a previsão é ano que vem, eu diria mais para o segundo do que o primeiro semestre”, afirma.  “Nós não estramos atrasados em relação a matriz de Copa, que ela não faz parte mais.”

Nesta sexta-feira, o município de São Paulo repassou ao Estado R$ 360 milhões para a linha 17 Ouro e monotrilho da Vila Prudente.  O prefeito Fernando Haddad avalia que o recurso é indispensável ao transporte sobre trilhos.  “isso vai nos permitir que na zona leste o monotrilho seja garantido, com a responsabilidades compartilhadas, até a Jacu Pêssego; e na zona sul, que ele conecte Paraisópolis até Jabaquara”, afirma.

De acordo com o prefeito Fernando Haddad, o recurso será usado pelo Estado em desapropriações e projetos. Em entrevista a Thiago Uberreich, o governador Geraldo Alckmin considera a ajuda do município fundamental para as obras. “Nesse convênio temos 133 desapropriações que vamos fazer integrados, Estado e Prefeitura”, diz.

O governador Geraldo Alckmin acrescenta que em abril serão abertas as estações Vila Prudente e Oratório do monotrilho da linha 15-Prata. Pelo projeto, o ramal vai até Cidade Tiradentes e terá uma extensão para o Ipiranga.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.